segunda-feira, 17 de março de 2008


A Páscoa na Cultura Cigana.

A Cultura Cigana, prima por uma religiosidade muito forte, perante a vida, se mesclando nas tarefas comuns do dia a dia, fazendo com que a nossa vida, seja permeada de magia. Nossa religiosidade ímpar, que agrupa elementos de varias linhas de magia, tem uma influencia grande, nos ritos do calendário de Cristo. Pelo amor que temos a Cristo, e por crer nos seus ensinamentos absolutos, na seara da caridade e amor ao próximo.
Sendo assim a semana santa, nos trás alegrias e oportunidades para que se faça vários tipos de magias. Durante a semana (de segunda a quinta feira), fazemos nossos pedidos, para as “Almas”, reforçando nossos pedidos mais urgentes. Na sexta feira, nos abstemos dos jogos de baralho (pois além de mal- pressagio, é desrespeito). Mas podemos fazer alguma magia exatamente às 15:00 hs para alguma necessidade, que nos aflige e que necessitamos resposta rápida. No sábado, podemos fazer uma limpeza astral, no nosso corpo e alma, para aproveitar a força deste dia de queimar posturas que não desejamos na nossa vida, utilizando banhos, ervas, cristais e coisas muito conhecidas na cultura cigana, como o tradicional banho de manjericão. Cristo para nós foi o maior dos ciganos. Pois como se fez entender muito bem Asséde Paiva - “ele foi um pobre Galileu, sem eira nem beira, não tinha casa, nem terra e também não se agarrava a valores materiais, além de ser nômade e fazer de sua vida, a premissa a auxiliar ou irmãos (ou seja, todos que cruzaram o seu caminho), ele andou quase que por todas as cidades e aldeias, pobre como a maioria dos ciganos do mundo”. Por este motivo, seguimos suas leis, respeitando as escolas iniciáticas existentes, sempre adequando o melhor de cada, entrosando na nossa cultura. Por isso a páscoa é tão importante para nós, assim como também, sabemos da egrégora destes dias para dar auxilio aos que nos procuram, em busca de conforto e das palavras amigas, que as ciganas sabem dar a quem confessa seus temores, indicando caminhos, servindo o chá, dando carinho e mostrando que tudo se resolve, se temos o bem e a luz enraizadas no nosso coração. Aproveitemos amigos para realmente nos dar, fazendo destas datas, e também nos outros dias, o trabalho da seara, que o próprio Cristo viveu e ensinou.

Um comentário:

suely saad disse...

AMEI O TEXTO SOBRE A PASCOA.REALMENTE O POVO CIGANO É DE GRANDE SINCERIDADE E MUITA ALEGRIA QUANDO RECEBE SEUS CONVIDADOS PARA SEJA QUAL FOR,A COMEMORAÇÃO.RAMONA,PESSOA MARAVILHOSA,SABE MELHOR DO QUE QUALQUER UM DESCREVER OS COSTUMES E A ALMA CIGANA.UM ABRAÇO DA AMIGA E ADMIRADORA SUELY SAAD.