segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Baus na Magia dos Ciganos Evorianos!


Vourdon - O Primeiro Baú Mágico do Povo Cigano
 Os Baús
Após fazer ou comprar, decoramos, assim começa a inspiração espiritual, pode ser comprado, mas com um toque seu. Assim como decoramos os pulsos, os pescoços e as testas das ciganas penduricalhos feitos de moedas, que chamam a atenção, decoramos também nossos aparatos mágicos, entre eles o baú. Antigamente, esses enfeites femininos eram feitos com moedas do mais puro ouro ou, no mínimo, de prata de lei. Com o tempo, esses metais nobres foram deixando de ser utilizados nas moedas comuns, em circulação, restringindo-se aos colecionadores.
Esses metais, conhecidos da Alquimia antiga, sempre foram poderosos instrumentos de canalização de energias positivas, fazendo parte de amuletos e talismãs por tudo o mundo.
A tradição cigana rapidamente encontrou uma forma de dar certa utilidade a seus tesouros, aliando seus conhecimentos mágicos e alquímicos à necessidade feminina de criar atrativos para sua vaidade. Na falta de moedas de ouro e prata, nada impede que se use outros metais menos nobres, como o cobre, o bronze, o níquel e até o aço inoxidável. O que se deve evitar, é o uso de moedas de alumínio. Para saber se um cigano é verdadeiro, uma das coisas que você deve observar é que um cigano nunca é pobre e miserável, pois anda bem vestido e sempre adornado com ouro.
Os ciganos de verdade conhecem as magias antigas que trazem dinheiro e boa sorte financeira, que quem não é nunca conhecerá.
A Prosperidade dos Ciganos somente é dada quando a confiança se faz, quando se trata um Gadjô, como um Raty. 
Os baús tiveram origem em Évora, e logo tornou-se popular por lá, incorporou elementos da cultura dos dominadores, como o batismo católico. Ensinada pelas bruxas, logo a brujaria tornou-se quase que uma religiosidade extra oficial, sendo amada tanto pelos ciganos quanto pelas bruxas. É uma forma de cultuar espíritos de antepassados e entidades conhecidas como “Géltke“.
Os rituais do Géltke são marcados pela música, a dança e comida. Quem conduz o ritual, é um líder sem cargo dentro da kumpania, pois é um ritual para que todos tenham acesso.
Na cerimônia, os participantes sentem a energia.
No Brasil, a mesma matriz religiosa, trazida pelos misturou-se com outras práticas religiosas, a Vadra, influenciou a cultura cigana brasileira. Eles são populares fora das tradições espirituais em que se originaram.  Se estiver colocado respostas dentro do baú, peça que o Géltke, responda colocando suas vibrações positivas e sua energia de esclarecimento.
Post Scriptum:
Só saberá chamar um Géltke, quem nasceu na Kumpania!

Nenhum comentário: