terça-feira, 27 de março de 2012

Astrologia Cigana

Sobre Nós

Somos pessoas tradicionalmente nômades. Estudos lingüísticos realizados a partir do século XX indicam que são originários do norte da Índia e que hoje vivem espalhados pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem.

Os Romá são popularmente estereotipados como possuidores de poderes psíquicos, como a faculdade de "prever o futuro". O Povo Cigano é essencialmente sinônimo de liberdade. Seu lema é: "O Céu é meu teto; a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião", traduzindo um espírito nômade e livre dos condicionamentos das pessoas comuns. Sua mobilidade ininterrupta é também uma fuga à padronização que está sujeito o homem e à segurança de nunca perder os traços de sua cultura.

Devido à ausência de uma história escrita, a origem e a história inicial dos povos roma foram um mistério por um longo tempo. Há 200 anos, antropólogos culturais criaram a hipótese de uma origem indiana dos roma, baseada na evidência lingüística. Isso é confirmado pelos dados genéticos.

A língua dos ciganos é conhecida como romani, bastante próxima dos idiomas indo-arianos. Tanto o sistema fonológico como a morfologia podem ter sua evolução facilmente reconstruída a partir do sânscrito. O sistema numeral também reflete parcialmente os respectivos vocabulários sânscritos. Com as migrações, os ciganos levaram sua língua a várias regiões da Ásia, da Europa e das Américas, modificando-a. De acordo com as influências recebidas distinguem-se dialetos asiáticos de europeus. Entre as línguas que mais influenciaram nas formas modernas do romani estão o grego, o húngaro e o espanhol.


Origem dos Símbolos

Quando se fala em origem dos símbolos dos signos ciganos, estamos falando de como a partir da Astrologia de Caldeus, os ciganos tomaram como ponto de partida, símbolos usuais de nossa vida na kumpania para representar, conforme sua força, para dar a diretriz, como sinal do que se queria dizer a respeito da pessoa nascida naquele período. A seguir  nos próximos dias, falarei de todos. Aguardem!

Nenhum comentário: